Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Troca comigo




Realmente é nos momentos piores da vida de qualquer ser humano que as boas ideias surgem. Criativo e sempre em constante mudança o ser humano não conhece a palavra desistência. Pelo menos alguns, que não desistem de encontrar soluções para uma vida mais justa, equilibrada e de solidariedade para todos. A partir deste principio foi criado o Movimento Pela Reutilização de Livros Escolares.
Este movimento informal de simples cidadãos, uniram-se para promover a criação e divulgação de bancos de recolha e troca de livros escolares usados por todo o país, tentando assim tornar a reutilização destes numa prática universal em Portugal. Partem de um princípio de honra de gratuitidade total, onde todo e qualquer produto prestado, por ou para o Movimento, não envolve dinheiro. Estes cidadãos têm como função a divulgação dos vários bancos onde todos podem entregar ou levantar livros escolares gratuitamente. Fazem ainda o apelo para quem esteja interessado em abrir um banco de livros escolares na sua cidade, disponibilizando contactos e incentivando à colaboração de todos. No entanto, mesmo sem interesse em associar-se a esta iniciativa, pedem ainda uma ajudinha na divulgação deste projecto. Podem ver todas as informações necessárias, bem como as moradas e telefones dos diversos bancos de livros escolares espalhados pelo país em www.facebook.com/Movimentopelareutilizacaodoslivrosescolares .
O meu lado pessimista leva-me a pensar que as editoras em Portugal são as que mais lucram com este número exagerado de livros que tem que se comprar em cada ano lectivo. Recordo-me que no meu tempo, existia apenas um livro por cada disciplina e no ano seguinte, daria para um irmão mais novo, para um primo ou amigo. Neste momento, cada disciplina tem um livro por período e no ano seguinte, os livros exigidos pelas escolas são diferentes em editora e autor. Gerou-se aqui um bom negócio para todos os que comercializam este produto imprescindivel na educação dos nossos filhos, sem olhar ao despesismo e à cada vez maior carência económica das famílias. Talvez esta seja uma boa forma de combater este despesismo e de fazer frente ao preço exorbitante dos manuais escolares. Por outro lado, é preciso que as escolas não pactuem com as editoras, evitando as constantes alterações de títulos, editores e autores. Penso que um manual Universal seria o mais adequado. Mas assim, não se vendiam tantos livros, não é?
Espero que esta seja uma boa informação para todos vós e que partilhem com o máximo de contactos possíveis. Apenas unidos podemos fazer frente à crise e às dificuldades actuais.





















Sem comentários:

Enviar um comentário