Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O microfone do Papa


Ontem assisti a uma reportagem sobre a crise em Portugal. Não é uma grande noticia, visto que todos os dias se fala no mesmo. Perguntaram aos portugueses se estavam dispostos a abdicar do subsidio de férias para ajudar o país a sair da crise. A maioria respondeu que não, claro. Só falta deixarem-nos de tanga. Mas, o curioso é que logo a seguir mostraram uma peça sobre a vinda do Papa a Portugal. E sabem que mais, além de cadeiras à medida, os mais luxuosos aposentos, uma caixa ( que não sei para que serve) encomendada a Sisa Vieira de presente para Sua Santidade, um altar todo em pedra e madeira de faia, ainda estão a revestir um microfone a folha de ouro. Tudo para receber o mais alto cargo da igreja católica. Não tenho nada contra a igreja, e até se pode dizer que isto significa mais trabalho para os portugueses, mas não será que a igreja tem alguma obrigação para com os fieis? Em vez de ostentarem tanto luxo, não deveriam ser os primeiros a ajudar o povo? O povo portugues é muito religioso, basta ver o que foi construido em Fátima nos ultimos anos, e pelo que dizem com as dádivas dos fieis. O povo dá aos homens e pede a Deus. Onde está a igreja no meio de toda esta crise? Onde está a ajuda que estes homens , que se dizem portadores da palavra do Senhor, tanto pregam? Faz-me lembrar uma cena a que assisti há uns anos em Lisboa: fui a uma missa em nome de um conhecido que faleceu e no final, lá andavam os cestinhos a girar em torno de toda a gente em busca de "dádivas para os santos". Quase toda a gente contribuiu com algo. Ao sair da capela, dois pedintes estendiam a mão, mas ninguém se dignou a dar fosse o que fosse. Já tinham dado na igreja, já estavam livres de pecados. O povo tem que ter fé em alguma coisa, mas não é a esfolar o nariz em altares e a dar o pouco que têm a igrejas e credos que vão ajudar o próximo. Podem dormir mais descansados, porque lhes disseram que assim ganharam o seu cantinho no céu, mas o vizinho continua a ter que pôr comer na mesa para os seus filhos, a vizinha continua em risco de perder a casa e o menino do 2º dto. vai regressar à escola sem um lanche ou sem pequeno almoço. Sim, temos que fazer todos um esforço para ajudar, mas a ajuda ao próximo só é possivel, quando quem mais tem se dispuser a doar parte do seu reino aos que mais precisam. Porque não a igreja, porque não todas as igrejas e cultos que pedem o dizimo em troca de nada? Temos os valores trocados, e não somos melhores do que aqueles que condenamos no Governo, que só pensam em si mesmos.

1 comentário:

  1. Só gostava de saber qual é a diferença, entre o microfone normal ou revestido a ouro? Será que é para o papa fazer um discurso com palavras caras. E vai ser tipo, sigam as palavras do tio Deus e da tia Mimi e as pegadas do seu filho Juju.È tudo uma ganda palhaçada, e o papa devia era ter vergonha para aceitar esses luxos todos de um país tão pobre como o nosso(e de espirito tb). Rute

    ResponderEliminar