Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O melhor do mundo


Ora digam lá se as crianças são ou não o melhor do mundo? Muitas vezes os substimamos e achamos que não têm nada para nos ensinar. Mas no fundo são os melhores professores que um adulto pode ter. Na correria em que vivemos, muitas vezes não nos damos conta de como é dificil crescer nos dias de hoje. Os miudos têm que se adaptar muito mais depressa do que antes a este carrocel diário. Ouvimos os mais velhos dizerem que agora os pais não sabem dar educação aos filhos e que os jovens de hoje são mal criados. Concordo que o facto de se compensar os filhos com bens materiais para substituir a falta de presença fisica e de tempo de qualidade com eles, não seja o melhor caminho. Mas a própria sociedade, por vezes, nos empurra para isso. Por outro lado, quantas vezes ouvimos os pais dizerem que querem dar aos filhos o que nunca tiveram? No meio de tantas queixas encontram-se os mais pequenos que aprendem desde cedo a jogar com os adultos, no sentido de conseguirem ter o que pretendem. Não vejo isto como algo mau, mas como um mecanismo de defesa e de aprendizagem importante no crescimento. Se pararmos para pensar, nós também o fizemos.
É engraçado como às vezes a lição é tão bem estudada que parece que os papeis se invertem. Os filhos passam a ser pais, os pais passam a ser filhos. Este nosso amigo aqui ao lado é que tem razão, crescer é mesmo uma seca.

Sem comentários:

Enviar um comentário