Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Amigos, amigos, negócios à parte

É sempre bom receber uma voz amiga. Principalmente quando nos sentimos desesperados com as circunstâncias da vida. Por esse motivo e por nos encontrarmos numa situação de crise  sócio-económica, a linha SOS Voz Amiga, que se encontrava desactivada desde 2008, foi reactivada. Criado em 1978, o Centro SOS Voz Amiga é um serviço de ajuda pelo telefone em situações agudas de sofrimento, situações extremas de solidão, angústia, depressão ou risco de suicídio.
Mas atenção, se sofre destes sintomas, tem que esperar até às 21 horas para receber a "voz amiga". É que esta linha de apoio, apenas recebe as chamadas entre as 21 e as 24 horas. Será que fizeram algum estudo em que perceberam que a maioria das pessoas se sente pior de noite, depois do jantar? Será que imaginam que enquanto esperam pelas 21 horas, lhes passa a vontade de se suicidar?
Este serviço, considerado de "primordial importância", não deveria estar ao alcance de todos, a qualquer hora do dia?
Decidi investigar a proveniência desta linha de ajuda e deparei-me com uma novidade (pelo menos para mim). Esta linha de apoio é proveniente da fundação EDP, facto que podem constatar através do site http://www.sosvozamiga.org/ . Tentando saber mais sobre como tudo isto funciona, tentei perceber quem são as pessoas que nos atendem do outro lado da linha. São voluntários que recebem formação de profissionais da área de saúde mental , que se  realiza num contexto de troca de experiências, destinada a ajudar cada candidato a tomar consciência do seu potencial de ajuda e dos seus limites. Pode ainda ler-se no site, o seguinte: "Parte-se do princípio de que todas as pessoas têm capacidade de ajudar, modelados pelas suas experiências de vida." Um dos requisitos para ser voluntário é ter equilíbrio emocional. Penso que mais difícil do que arranjar voluntários, será encontrar voluntários equilibrados emocionalmente, nos dias de hoje. Mas talvez aqui resida a resposta para o numero de horas de atendimento desta linha ser tão reduzido.

Voluntários ainda se vão arranjando, mas voluntários equilibrados emocionalmente, nem por isso.


Sem comentários:

Enviar um comentário