Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Afinal há dinheiro!

Fui responder a um anuncio de trabalho onde, uma das clausulas para ser seleccionado, era não ter parentes a trabalhar naquele sítio. Achei correcto, pois evitava que houvesse algum tipo de preferência sobre os candidatos, baseado nalgum membro da família. Mas logo em seguida, recebi um mail de um amigo que fala sobre os diversos parentescos que existem no Governo. E tem lá de tudo; mães, cunhados, irmãos, filhos, etc.  Este documento fala também nas reformas escandalosas que algumas pessoas recebem. Foi uma coisa que sempre me fez confusão, o facto de se receber uma reforma pura e simplesmente porque alguém parou de desempenhar funções e não, como é normal ao comum mortal, porque chegou a altura de se reformar de vez. Ou seja, eu tenho que trabalhar até aos 65 anos para me reformar, independentemete dos vários trabalhos que desempenhar na vida. Enquanto há outros que saem de dirigentes do Governo e recebem logo uma reforma por isso, vão trabalhar para uma qualquer empresa e ao saírem acumulam outra reforma choruda, e assim sucessivamente. Se eu, cada vez que saísse de um trabalho, ficasse a receber uma reforma, já não precisava de trabalhar. Um exemplo, que não é dos piores, é o do nosso Presidente da Republica que, de acordo com o dito documento, neste momento recebe nada mais nada menos do que 3 pensões pagas pelo Estado, acrescido do valor que recebe com P.R. São elas 4.152,00 euros do Banco de Portugal, 2.328,00 euros da Universidade Nova de Lisboa e 2.876,00 euros pelo cargo que desempenhou como Primeiro Ministro. Ora, só as pensões dão a módica quantia de 9.356,00 euros por mês. Mas vocês podem dizer que são pessoas com muitos estudos que têm a responsabilidade de governar o país e como tal merecem estes valores. Mas, tal como disse, este documento que recebi, fala também de um senhor que foi nº 2 na câmara de Lisboa, na altura de  Jorge Sampaio e de Mário Soares , de seu nome Vasco Franco. Este senhor com 50 anos de idade foi aposentado, estando a receber uma pensão de 3000 euros, como Técnico Superior de 1ª classe, apesar das suas habilitações literárias se resumirem ao 9º ano. Como é que isto é possível, também eu gostava de saber. O que prova tudo isto, é que sendo estas afirmações verdadeiras, (e acredito que sim) não há razão nenhuma para não percebermos porque nos pedem constantemente para apertar o cinto e viver nas extremas dificuldades que vivemos. Portugal tem que acordar de vez! Já não é só a nós que estes senhores roubam, é sim ao futuro dos nossos filhos, impedindo que estes tenham o direito a serem crianças, impedindo que eles tenham o direito de ser cidadãos formados e produtivos. Isto é, se forem filhos de pessoas honestas, com poucos recursos e trabalhadoras. Porque se forem filhos de Ministros, Gerentes de Empresas ou de Presidentes de uma qualquer instituição, o seu futuro está garantido, sem muito esforço.

1 comentário:

  1. Pois é Sónia!
    Afinal há dinheiro mas apenas para uns...
    Também me preocupa o futuro dos filhos das pessoas honestas. Dos meu filhos.
    O acumular sucessivo de reformas desses "senhores" deitou a perder a economia do país. Enquanto isso não mudar, nada melhorará. E acabam por ser sempre os mesmos a sair prejudicados.
    Isabel Ramos

    ResponderEliminar