Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O que queres ser quando fores grande?


  


O Correio da Manhã noticiou hoje que um perigoso gangue composto por 8 pessoas e suspeito de praticar vários crimes violentos, foi capturado. Até aqui, tudo "normal", não fosse o facto de todos eles estarem a ser subsidiados pelo Estado português. Se não pensarmos que estamos a falar  do dinheiro dos contribuintes que anda nos bolsos errados, poderia dizer-se que ladrão que rouba a ladrão, tem 100 anos de perdão. Parece que este gangue usou várias identidades falsas para pedir e obter o Rendimento Social de Incersão. Um deles até foi preso com uma identidade falsa e fugiu da cadeia, tendo um mandato de captura em seu nome desde 2004. O que me espanta não é a facilidade de qualquer um em conseguir dar a volta ao sistema, mas sim a facilidade com que o Estado nos exige cada vez mais esforços, para depois dar dinheiro a criminosos e a pessoas que não querem trabalhar. Sim, porque há uma diferença entre um criminoso e um preguiçoso. Deve ter dado um trabalhão falsificar aqueles documentos, e ainda mais o tempo de espera nos corredoras da Segurança Social. Digo isto porque para alterar uma simples morada passamos lá o dia todo, nem quero pensar quanto tempo demora pedir uma dúzia de Rendimentos Sociais de Incersão. Alem disso, os assaltos deram uma trabalheira, visto que só em Janeiro praticaram 52. E ainda dizem que não há trabalho. Parece que 6 destes detidos ficaram em prisão preventiva, um outro foi obrigado a apresentações periódicas ( que é o mesmo que dizer, podes roubar, mas tens que cá vir uma vez por semana), e o ultimo, menor com 15 anos, foi posto em liberdade por não ter idade legal para ser julgado criminalmente. Parece que o moço apenas tinha idade para conduzir os Mercedes e BMWs roubados nos assaltos.
Contrastando com esta noticia, vem uma outra, também do Correio da Manhã, que diz que há nadadores salvadores que ganham 2,50 euros à hora com horários de 10 e 11 horas diárias de trabalho. Bem, 25 euros por dia para salvar vidas, parece-me bem...
Mas tal como disse o Primeiro Ministro, temos de encarar estas coisas como uma oportunidade de mudança e, digo eu, com alguma estupidez natural. Ora esta pode bem ser uma boa oportunidade para repensarmos o que queremos para o futuro dos nossos filhos. Se dantes um filho seu lhe viesse dizer que queria ser nadador salvador, provavelmente responderia que era uma profissão muito nobre, pois salvaria vidas. Mas agora, posto isto, penso que se um dia um filho disser a um pai que quer ser nadador salvador, a resposta será mais ou menos assim:
"Tás parvo? Vê-se mesmo que não queres fazer nenhum! Quer dizer, só trabalhas no verão e é mais para o bronze que outra coisa, recebes uma miséria e continuas a viver às minhas custas por mais uns tempinhos, não é? Vai mas é trabalhar! Bom para ti é entrares para um gangue. Tás com 14 anos e até aos 18 ainda podes ganhar uns bons trocos sem ires preso. Comida e roupa lavada não te preocupes que a gente pede um Rendimento Social em teu nome e tá garantido. Depois é só fazeres-te à vida e gamar tudo o que puderes. Quando fores maior de idade, já tás lançado."


(Imagens retiradas da Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário