Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filhos desobedientes



Já há muito tempo que evito ao máximo ver telejornais, ler jornais ou procurar por algum tipo de informações sobre o Mundo. Mas por mais que evite, é impossível não me ver rodeada de atrocidades, de roubos, de violações, de crises e de todo um conjunto de pragas de uma sociedade que apodreceu sem se dar conta. Mas como foi que chegámos a isto? Como foi que criámos tudo para nos facilitar a vida, para agora nos agredirmos uns aos outros? Muitas vezes me pergunto, como talvez muitos de vós, se Deus existe, como pode deixar acontecer tanta maldade no Mundo? O que me leva a pôr em causa se ele existe mesmo, ou se por outro lado, simplesmente baixou os braços e se rendeu à maldade dos seus próprios filhos. Os dez mandamentos, são a prova viva de que somos filhos desobedientes, em constante necessidade de desafiar as leis dum pai que há muito deixámos de ouvir. Como qualquer filho imprudente, apenas nos lembramos dos pais ou dos seus conselhos, quando nos encontramos em aflição. Reflecti sobre isto e cheguei a uma conclusão muito simples: enquanto Deus criou um conjunto de regras (os dez mandamentos) para que vivêssemos em paz e harmonia uns com os outros, nós, os seus filhos, contrariamos estas regras, inventando provérbios e leis próprias que nos fazem parecer sábios, mas que não nos ajudam em nada. Senão vejamos:
1º mandamento - Amar a Deus sobre todas as coisas.
       - Amamos o carro, a casa, as jóias, o plasma, o clube do coração, as férias no estrangeiro...
2º mandamento - Não usar o nome de Deus em vão.
       - Deus nos livre que chova, Deus nos livre que o Sócrates volte ao poder, juro por Deus que não votei neste ou naquele, Deus queira que a gasolina não volte a aumentar, Deus queira que a Troika não nos mate à fome...
3º mandamento - Guardar domingos e festas.(No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.)
      - Cada vez existem mais pessoas a trabalhar aos Domingos. Os sábados deixaram de ser dias de folga.
4º mandamento - Honrar pai e mãe.
       - Tudo começou com D. Afonso Henriques que decidiu bater na mãe. A partir daí, foi o descalabro.
5º mandamento - Não matarás!
       - Este nem vou comentar...
6º mandamento - Não pecar contra a castidade. (Entre os pecados gravemente contrários a castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais.)
        - Bem, e quando é que nos podemos divertir um pouco e já agora, porque não podemos amar de uma maneira diferente da considerada normal?
7º mandamento - Não roubar.
       - Este é difícil de cumprir, visto que as gerações que ainda não nasceram, já estão a ser roubadas.
8º mandamento - Não levantar falso testemunho. (O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia. A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo, que tem direito à verdade.)
        - Este está nos genes. Andamos a ser enganados à décadas e somos caluniados com o rotulo de "lixo".
9º mandamento - Não desejar a mulher do próximo.
       - Nalguns casos isto é fácil de cumprir. Especialmente se a mulher do próximo tiver bigode.
10º mandamento - Não cobiçar as coisas alheias. (proíbe a ambição desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder.)
       - "A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha."
Como podem ver, tudo temos feito para contrariar estas regras. Se os seus filhos agissem do mesmo modo, o que faria para os chamar à razão? Talvez os castigasse ou talvez fosse rendido pelo cansaço e esperasse que um dia tomassem finalmente juízo. Acreditando em Deus ou não, está nas nossas mãos o poder de mudar o Mundo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário