- Ora, queiram sentar-se os presentes. No decorrer de todo este julgamento, se levantou a hipótese dos textos em questão terem sido roubados pelo Sr. Jacinto Gomes, facto que não ficou provado neste tribunal, tratando-se apenas de uma suposição que mostra uma dúvida razoável, razão pela qual não poderá o Sr. Jacinto ser acusado formalmente de tal crime. Com respeito ao roubo de direitos de autor dos textos em questão, o tribunal viu como provado que tal facto ocorreu e portanto, cabe-me a mim considerar o réu culpado das acusações de plágio sobre as obras em questão. Sendo assim, condeno o réu a destruir os livros já impressos com este conteúdo e a indemnizar o Sr. Jacinto Gomes numa coima de 20 000 euros, bem como a cobrir as custas de todo este processo. Está encerrada a audiência!
Foi sem dúvida o dia mais feliz da minha vida. Abraçamo-nos com alegria e com o sentimento de dever cumprido, ao som dos desabafos de Brito, que gritava como um louco, dizendo que aquilo não ficava assim e que ia recorrer da sentença até à última instância. Mas não o fez, provavelmente aconselhado pelo seu advogado, que não tinha material para o fazer.
20 000 euros deu para mudar um pouco a minha vida. A primeira coisa que fiz foi enviar um cheque de 2 000 euros à minha mãe. Não era muito, visto ter vivido lá em casa tantos anos, mas era o que achava justo.
Depois, bem... Depois paguei um grande jantar a todos aqueles que me apoiaram e que não desistiram de mim.
Hoje já não trabalho na bomba de gasolina. Estou a tirar um curso de literatura e marketing e ao mesmo tempo trabalho com o Marco na editora. O meu trabalho consiste em avaliar trabalhos de escritores desconhecidos.
Existem muitos por aí e alguns bastante bons, apenas aguardando uma oportunidade.
O primeiro concelho que dou a todos é o de registarem os seus trabalhos antes de os entregar a quem quer que seja. Já diz o povo e com toda a sabedoria: “gato escaldado, de água fria tem medo.”
O segundo concelho é... Não desistam! Um dia, será o vosso dia.Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário