Bem vindos!

Conta-me histórias é um blog onde vos mostro alguns dos meus trabalhos e onde podemos falar de tudo um pouco. Apresenta certos assuntos que acho relevantes e interessantes, sempre aberta a conselhos da vossa parte no sentido de o melhorar. Obrigado pela vossa visita. Fico à espera de muitas mais.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tempestade num copo de água




Tudo na vida tem um preço, mas existem muitas coisas que são difíceis de entender. A história que vos vou contar é real, mas roça o ridículo e mostra mais uma vez as descrepancias de valores que existem neste país. A filha de uma amiga minha, na brincadeira com um colega, deixou cair os óculos que por sua vez foram pisados. Resultado: lentes riscadas e armação torta. A mãe deslocou-se à escola para saber como poderia activar o seguro escolar para lhe serem atribuídos uns óculos novos. Nada mais correcto, visto que se pagamos tal seguro é para que nos possamos servir dele quando necessário. No primeiro contacto com a escola, tentaram dissuadi-la de o fazer, pois seria muito moroso e daria muito trabalho. Seria preferível que se tentasse endireitar a armação e quanto às lentes... bem, temos pena.
Claro que a minha amiga não ficou convencida com tais conselhos e insistiu para que lhe fosse reembolsado o valor dos óculos. Como não a conseguiram convencer a meter a viola no saco, prosseguiram com a abertura de um inquérito para que se apurasse o sucedido. Passadas duas semanas, chegaram à brilhante conclusão que tudo o que a menina tinha contado e que tinha inclusive sido presenciado por uma auxiliar da escola, era verídico. Finalmente poderiam fazer a participação ao seguro. Mas para isso, a minha amiga precisava de levar à escola não um, não dois, mas sim três orçamentos de óculos iguais aos que foram danificados. Mais uma semana se passou, entre mal entendidos na escola e visitas aos óculistas. Depois de várias tentativas lá chagaram a acordo, ficando desde logo avisada que teria de pagar os óculos do seu bolso e daí a algum tempo(?) seria reembolsada. Mais ou menos duas semanas. E assim se passou um mês.
Entretanto, a mesma criança, talvez em maré de azar, partiu acidentalmente um copo na cantina da escola. Logo foi alertada pala auxiliar presente que a sua mãe seria contactada para proceder ao pagamento do copo. Surpreendida com o insólito, a minha amiga dirigiu-se à escola para se certificar que a história que a filha contou era real. E  foi então que foi informada de que receberia uma carta da escola para que procedesse ao pagamento de 50 cêntimos pelo dito copo.
O que fariam vocês nesta situação?
   - Ignoravam a dita carta?
   - Compravam um conjunto de copos para oferecer à escola?
   - Pediam 3 orçamentos para o dito copo e depois de um mês entregavam os 50 cêntimos?
Compreendo que as escolas estejam a passar por dificuldades, visto que temos um (des)Governo que injecta milhões nos bancos, mas não investe um cêntimo na educação. Mas isto é ridículo. No inicio do ano lectivo pagamos tudo e mais alguma coisa: livros, seguros, inscrições, associação de pais, material escolar, cartões escolares... num ensino que se diz publico e a que todos têm direito. Durante o ano lectivo continuamos a pagar almoços, passeios, material escolar, equipamento desportivo...
Se entrarmos numa pastelaria e por acidente partirmos um copo, seria vergonhoso da parte do dono se nos exigisse que  pagássemos. O copo que o dono da casa comprou. Mas numa escola pública, onde nos cobram tudo e mais alguma coisa e ainda por cima é paga com o dinheiro dos nossos impostos, já não é bem assim. Parece que para pagar reformas milionárias, para pagar as suites dos jogadores da selecção nacional, para injectar dinheiro nos bancos e nos negócios fraudulentos de certos senhores, ficamos sem condições de ter loiça suficiente nas cantinas das nossas escolas. A continuar assim, qualquer dia só se dá almoço às crianças se estas levarem os talheres, o prato e o copo de casa. A continuarmos assim, este país não chega a lugar nenhum.

Sem comentários:

Enviar um comentário